COMER BEM E SABER O QUE COMER

Cada vez existe mais informação sobre nutrição, comida saudável, dietas para tudo e mais um “par de botas”. Há que ter no entanto atenção às fontes de informação e acima de tudo ter um sentido crítico sobre o que lemos ou que nos é dito, até por “profissionais especializados”, como nutricionistas, personal trainers e até alguns médicos.

Desde sempre fui uma pessoa atenta e interessada pelo mundo da nutrição e pelas propriedades da comida, mais ainda quando entrei no universo vegan, até porque a partir daí surge o manancial de questões alheias como “de onde vem a proteína?”, “o que comes para substituir a carne?” ou ainda “não tens que tomar suplementos?”. Praticamente todas as pessoas que conheço que têm este estilo de alimentação acabam por levar com o questionário proforma.

Optar por uma alimentação sem alimentos de origem animal é garantidamente uma escolha saudável para o organismo mas para os menos informados pode trazer problemas porque, até mesmo em qualquer tipo de alimentação podem gerar-se carências se não incluirmos as fontes nutricionais que nos são necessárias.

Em países como Portugal, onde existe uma tradição muito demarcada ligada à carne e ao peixe, não existem hábitos de consumir alguns alimentos que numa dieta vegan devem representar uma importância maior. Por isso é sempre bom estarmos informados, qualquer que seja a nossa dieta alimentar, para não cairmos em erro.

Sempre que tiverem alguma dúvida sobre a riqueza nutricional de algum alimento, existe um site ode podem consultar rápida e facilmente essa informação: http://portfir.insa.pt/foodcomp/search

Deixo-vos abaixo o resumo das personagens principais da minha alimentação. Mais à frente espero poder detalhar-vos o que já aprendi sobre alguns tipos de alimentos e as principais propriedades que se podem encontrar em cada um.

  • Cereais (sempre que possível integral):
    • Arroz, Cevada, Millet, Aveia, etc.

Constituem grande parte da minha alimentação e estão presentes em quase todas as refeições.

  • Proteína:
    • Feijão, Grão, Lentilhas, Tofu (sempre que possível fermentado), Tempeh, Soja (q.b):

Também muito importante nas principais refeições. Na lista não incluo Seitan porque de todas as fontes de proteína, considero-a menos rica e com menos benefícios, além de que é uma bomba de gluten, a que nem toda a gente reage da melhor forma (eu incluída).

  • Cogumelos
    • Shitake, Pleurotus, Portobello, Marron, etc.

Já vos disse o quanto adoro cogumelos? Poderia icluí-los na categoria da proteína porque é essa a sua composição principal mas são acima de tudo compostos por água portanto devem ser usados como acompahamento e não como com fonte de proteína. Ainda assim, os sabores que podemos criar com a adição de cogumelos a um prato são simplesmente irresistíveis!

  • Legumes
    • Brócolos, Espinafres, Batata (q.b), Batata Doce, Couve Japonesa, Abóbora Hokaido, Couve Lombarda, etc.

Se os nossos avós sempre nos disseram “come os teus vegetais”, tinham toda a razão! Pessoalmente não me farto dos”verdes” e é verdade que nos trazem imensos benefícios (cálcio, ferro, vitaminas, está tudo aqui).

  • Sementes
    • Quinoa, Sésamo, Cânhamo, etc.

Também muito importantes e com imensos benefícios.

  • Fruta (sempre que possível da época):
    • Limão (uso e abuso), Maçã, Laranja, Banana, Manga, etc.

Além do limão, a fruta deve ser consumida com alguma moderação, apesar de ter imensos benefícios também tem um nível alto de frutose que, consumido em excesso, tem consequências no organismo.

  • Infusões (evito o chá e dou preferência às ervas)
    • Hortelã-Pimenta, Lúcia-Lima, Jasmin, Camomila, etc.

Sou fã de todo o tipo de infusões e há realmente muitos benefícios que advêm das infusões de plantas.

Não consigo ainda deixar passar o meu “pecado original”, que é comum a tanta gente, o cacau! Sou altamente apaixonada por tudo o que gira à volta do chocolate negro mas felizmente o cacau também tem excelentes propriedades (desde que não esteja coberto em açúcar!) 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s