BOLO DE ALFARROBA E AMÊNDOA

De tudo o que faço na cozinha os doces são o meu calcanhar de Aquiles. É-me sempre muito difícil acertar nas quantidades, consistência e sabor mas é com a prática que se chega lá e a cada doce ou bolo que faço sinto que consigo subir um bocadinho o patamar.

O bolo que vos trago hoje foi a minha mais recente tentativa que, confesso, foi a mais saborosa que  já consegui desde que me deixei de bolos “tradicionais”.

Para este bolo de alfarroba e amêndoa usei:

À exceção do creme de coco, todos os ingredientes que utilizei são BIO 🙂

Quanto a quantidades, não vos consigo precisar, porque ainda faço tudo “a olho” e vou ajustando a quantidade e a consistência da massa. Normalmente começo por definir a quantidade de farinha que quero e trabalho a consistência a partir daí.

Quanto ao processo, comecei por misturar as farinhas com a levedura, a geleia de arroz (cerca de 3 colheres de sopa) e o azeite (usei uma colher de sopa), misturei bem para que ficasse homogéneo. Misturei de seguida, pouco a pouco, a bebida de arroz e fui ajustando a consistência de forma a que ficasse ligeiramente líquida.

Coloquei a massa no forno (cerca de 30 min) e comecei a preparar a cobertura. Bastou derreter o chocolate em lume brando e bater o creme de coco até ficar com uma consistência mais sólida.

Saído o bolo do forno, barrei com o chocolate derretido e de seguida com o creme de coco, de forma a se misturarem entre si.

O resultado foi um bolo “fofo” que desapareceu num instante! 😉

cake_outside_FB

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s