BOLO DO CACO VEGAN E SEM GLÚTEN – COZINHA PORTUGUESA COM CERTEZA!

Olá!

Hoje, a queimar os últimos cartuchos do fim-de-semana, decidi por as mãos na massa (literalmente) e experimentar adaptar uma receita super saborosa, numa versão vegan e sem glúten, o Bolo do Caco. Estava com algum receio do sabor final mas, acreditem, ficou à altura do desafio 🙂

Percebi também que adaptar esta receita não é nada complicado, basta comprar farinha sem gluten e margarina vegetal e levedura vegan, o resto é tal e qual a receita original.

Deixo-vos de qualquer forma a receita para que possam fazer tudo direitinho. Esta receita dá-vos para cerca de 8 Bolos do Caco.

bolo_do_caco_GF

O que usei:

  • Para o pão
    • Farinha para pão sem glúten da Schär (aprox 500g, tendo em conta a farinha necessária para esticar a massa)
    • Levedura  Biológica Seca 9g da Bioreal
    • 1 batata doce laranja bem grande (podem substituir por 2 mais pequenas)
    • Água
    • Sal q.b
  • Para a manteiga de alho
    • Margarina para cozinhar da Vitaquell
    • 2 dentes de alho
    • Sal q.b

Como preparei:

Comecei por cozer a batata até ficar bem tenra, descasquei e desfiz em puré. Guardei cerca de meio copo com a água de cozer a batata e deixei repousar. Assim que a batata ficou mais morna (não pode ser misturada a fever à levedura senão não leveda), juntei à farinha, envolvi e de seguida adicionei o meu meio copo de água, já  morno, com a levedura e o sal à mistura. Voltei a amassar e dexei a repousar tapado, em cima do tacho ainda morno da cozedura (acelera o processo colocar num lugar quente enquanto leveda, não pode, no entanto ser colocado no forno senão a levedura morre). Passada cerca de 1 hora, retirei a massa, estiquei-a com o rolo, fiz um rolinho e voltei a colocar na tigela, tapada, cerca de 15 min. Passado esse tempo, voltei a retirar a massa e fiz bolas achatadas, que levei a uma chapa bem quente, de cada um dos lados. Enquanto os meus pãezinhos ficavam prontos, virei-me para a manteiga de alho, que é tão simples como derreter a margarina com um alho esmagado e um pouco de sal. Prontos os Bolos do Caco, abri-os ao meio, tostei um bocadinho na chapa e verti a manteiga por cima.

O resultado: Uma verdadeira delícia! Podem acompanhar com o que quiserem, fica bem com imensas coisas!

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s